Quem é o seu inimigo?

Outro dia, li que  temos que parar de querer saber o que mais há no feminismo radical e apontar nomes de feministas que tenham comportamentos perigosos. Eu já fico infeliz com pessoas que falam impropérios sobre o feminismo radical por não conhecê-lo, mas assumir uma postura de ignorância por opção, de não querer saber o que há no feminismo radical antes de refutá-lo é desonestidade intelectual pura.

A minha interpretação do que a pessoa disse foi: “Eu não ligo se há uma teoria por trás da fala. Só quero atacar pessoas mesmo.”

Não sou contra apontar inconsistências no discurso de alguém , desde que feito de forma lógica e honesta (e desde que não seja mansplaining, por favor). Mas sou contra linchamento coletivo. Sou contra linchamento coletivo de feministas. Sou contra o linchamento coletivo de feministas por alguém que não se interessa em saber “o que mais tem no feminismo radical.”

Só queria lembrar que enquanto você se ocupa de atacar outras feministas, há homens questionando o nosso protagonismo, há machistas se infiltrando em grupos feministas, há machistas pautando discussões feministas. Isso apenas na internet.

Na vida real, enquanto você se ocupa de atacar outras feministas, há mulheres sendo estupradas, agredidas por seus parceiros , silenciadas, oprimidas, excluídas.

Por mais que eu discorde do que algumas feministas dizem e até do que o feminismo liberal prega, eu não vou mexer um dedo para ameaçá-las ou silenciá-las. Mulheres não são minhas inimigas.

Eu sempre acreditei que uma das maiores vitórias do patriarcado foi aliciar mulheres para o lado dele e fazê-las reproduzirem comportamentos machistas. E competir, odiar, atacar e hostilizar umas as outras. Para o patriarcado, é muto benéfico que mulheres briguem entre si, afinal, enquanto fazemos isso, ignoramos quem é o nosso verdadeiro inimigo.

Mas cada um tem as suas prioridades, não é?

Advertisements

One thought on “Quem é o seu inimigo?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s